quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Charlie Chaplin (1889-1977)

Nunca dei tanta risada em um filme assim... Onde foi parar esse bom humor crítico de 1931?!
(certamente não está nos programas de "humor" de hoje em dia)

Começo do filme Luzes da Cidade - Charlie Chaplin


--------------------------------------------

Sir Charles Spencer "Charlie" Chaplin, nasceu em 1889, na cidade de Londres. Como um dos mais famosos cineastas da época de ouro do cinema dos Estados Unidos, sendo reconhecido no mundo todo por seus filmes marcados pela era do cinema mudo, influencia até hoje muitos outros diretores, os quais ,em muitos de seus filmes, homenageiam o pequeno homem de chapéu coco e bengala, que encantou, e até hoje encanta, as gerações que apreciam seu bom humor simples, silencioso porém crítico.

A crítica de Chaplin, vem à tona com um de seus filmes mais famosos, "Tempos modernos", lançado em 1936, em que O Vagabundo, Carlitos (um dos personagens mais famosos de Charlie), expõe questões da época, como a máquina tomando o lugar dos homens, a escravidão, etc. O amor também é um tema abordado em alguns de seus filmes, como sua paixão por uma menina de rua em Tempos Modernos, ou por uma cega vendedora de Flores em Luzes da Cidade.

Chaplin atuava, dirigia, escrevia, produzia e compunha as músicas de seus filmes (uma das razões por ser considerado uma das pessoas mais influentes do cinema até hoje).

O fato é... Charlie Chaplin era um gênio em matéria de cinema, interpretação e  humor, conseguindo sempre mostrar sua criatividade e seu ponto de vista ao mundo. Não é para menos, que ele tenha ganhado tantos prêmios durante sua gloriosa carreira (apesar de ter deixado o seu Óscar, de 1929, na porta para que esta não batesse - era fato que Sir Charles expressava despreso pelos Oscars - e isso deixou a Academia um tanto quanto irritada, talvez por isso alguns de seus filmes, ditos pela crítica como suas obras primas, nem sequer foram indicados ao prêmio).

Fotos:










\o/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário